top of page

TANTRA
O tantra é uma antiga doutrina de origem indiana que conecta de forma profunda os mundos físico e não físico a partir das ferramentas disponíveis do nosso corpo. O Tantra não é uma religião ou preceito espiritual, contudo o Tantra influenciou muitas religiões e sistemas espirituais.
O tantra é um processo transformador de origem antiga que se entrelaçou profundamente com as religiões do hinduísmo e do budismo.
O Vale do Indo é um lugar fértil na Índia e lá floresceu um matriarcado com uma cultura onde a natureza era vista como divina. Durante esse tempo, não havia linguagem escrita. Os primeiros sinais da cultura tântrica são uma série de símbolos, nos quais animais e pessoas em situações ritualísticas são retratados. A cultura tântrica se espalhou para o sul e influenciou os ensinamentos védicos e bramânicos e, mais tarde, o tantra é sistematizado no yoga. Os exercícios de respiração do yoga e muitas meditações são diretamente conectados ao tantra.
A palavra tantra tem origem na antiga língua sânscrita e significa um tear ou estrutura que entrelaça holisticamente todas as áreas da vida, tanto do que podemos ver (matéria) quanto do que não podemos (não matéria).
Por meio de suas práticas, o tantra busca acordar as energias adormecidas dentro de nós, guiando os praticantes em direção à libertação e a uma união profunda com o eu e o universo.
No tantra aprendemos a fundir as energias masculina e feminina que existem dentro de nós e os reinos interno e externo para criar um estado de harmonia e consciência elevada.
O tantra, em essência, é um chamado para o despertar, para explorar as profundezas da existência com um coração aberto e um espírito ilimitado.
Embora o Tantra reconheça a sexualidade como uma peça vital do quebra-cabeça humano, ela é colocada dentro de uma visão maior que inclui meditação, respiração e canto de mantras, criando uma ponte para uma autoconsciência mais profunda e conexão cósmica.
O tantra é sexual?
A teoria básica do tantra é que o ser humano é um e que tudo faz parte do poder criativo divino. No tantra, a força criativa é chamada de "energia sexual", mas é algo muito maior do que um ato sexual. A energia sexual é a força criativa do universo.
Tudo na vida pode ser uma experiência sagrada de acordo com a filosofia tântrica, até mesmo o ato sexual. Em nossa existência mais íntima, somos um com Deus e, dessa perspectiva, não há polaridade. Nada de ruim ou bom, nada de claro ou escuro. Somos nós, humanos, que nos ocupamos em categorizar e definir nosso mundo.
Onde muitas tradições espirituais praticam ascetismo e contenção, o tantra nos permite explorar a vida ao máximo, perdendo assim nosso desejo e esforço como resultado da unidade com o divino.
A palavra tantra e seu significado
Quando queremos examinar o que tantra realmente é, devemos mergulhar por um momento na própria palavra tantra. O tantra se originou no Vale do Indo, onde uma língua chamada sânscrito era falada. O sânscrito é uma língua muito especial, onde cada sílaba de uma palavra tem um significado espiritual. Quando essas sílabas são colocadas juntas, uma frase inteira é formada, que geralmente tem um significado filosófico muito profundo.
A palavra tantra consiste nas sílabas tan e tra. A sílaba tan significa "expandir" e tra significa "proteger". A palavra tantra em si significa "fio" e "tecer".
A palavra tantra indica um tecido que é tecido de uma forma que faz com que ele se expanda com segurança. Os fios são seus pensamentos e a teia é a existência que você cria para si mesmo com seus pensamentos. Você é aquele que tece e, portanto, você é a força criativa do universo.

bottom of page